quarta-feira, 27 de março de 2013

Quando e quem será o futuro secretario de saúde?



Quando e quem será o futuro secretario de saúde?
 A indefinição atrasa resultados esperados.

Prefeito Itamar Vieira



Recordo-me muito bem quando ainda o prefeito Itamar Vieira, já diplomado aguardava a sua posse e mantinha em absoluto segredo o nome do seu secretariado. Naquele momento este blog pegando carona em comentários de blog da capital, fez este alerta: O apressado come cru. A pressa é inimiga da perfeição. São alertas que servem de lição até hoje. Porém, quem chega primeiro ao poço toma água limpa. A indefinição atrasa resultados esperados. Também são lições que norteam vidas.

Aqui vale novamente o alerta para o nome do futuro secretário de Saúde de Alto Parnaíba-MA, muitos já falam a respeito de nomes para vir a substituir a Enfermeira Andyna Bastos, que deixou o cargo dia 21 passado, mas nada confirmado ou mesmo anunciado oficialmente até o presente momento.

Na escolha deste secretário, Itamar Vieira acha melhor ficar reservado, gerando especulações ou quem sabe até pressões, para deixar aliados em situação confortável. Tem coisas mais complexas que a sã ingenuidade do prefeito possa imaginar.

A Secretaria de saúde é sem sombra de dúvidas uma das mais importantes secretarias, pois a mesma vai de encontro com o seu estado físico e mental e muitas das vezes até o emocional. Com isso o prefeito Itamar Vieira é bom acordar bem mais cedo, antes que o sonho se torne um pesadelo. Assim sendo, o prefeito não pode perder tempo para nomear o novo secretário, para que mais na frente, não lhe mostrará o tempo perdido.

terça-feira, 26 de março de 2013

Câmara Municipal realiza seção à noite e vota projetos com participação da sociedade.



Câmara Municipal realiza seção à noite e vota projetos com participação da sociedade.





Mais uma vez a Câmara Municipal de Alto Parnaíba MA, se reuniu, sendo que desta vez a seção foi realizada no período da noite. A seção que teve duração de mais de duas horas foi marcada com a participação de vários Professores acompanhados por alunos do Complexo Educacional Vitorino Freire, onde se fazia Presente o Prefeito Municipal Itamar Vieira juntamente com alguns secretários e profissionais da área da Saúde, como a enfermeira Sirley e a Dra. Dania.


Na seção foram apresentados e aprovados dois projetos de leis, um de autoria do Vereador Wladimir Rocha que tratava da obrigatoriedade de receitas médicas digitalizadas no âmbito deste município. Já o outro projeto era de autoria do Executivo Municipal que tem como objetivo a implantação de um programa do governo federal para a criação de peixes por Agricultores familiares enquadrados no PRONAF, onde possam ser construídos os tanques com custo quase zero, segundo o prefeito os mesmos participarão de um curso de capacitação e ao final receberão certificado que lhes darão direito a descontos, sendo que os mesmo terão apenas que custear o óleo diesel.

Em relação ao projeto do vereador que tratava da digitalização das receitas médicas, este foi bem discutido, pois a Dr. Dania usou da palavra para dizer que a realidade de nossa cidade é bem diferente das demais que ela já trabalhou e que a saúde local tem outras prioridades. Ainda fez uso da palavra a enfermeira Sirley, a professora Aurenivia Sirqueira, o professor e vereador em Santa Filomena PI, Alberto Rocha, como também o Diretor Escolar Raimundo Nonato Maia. Sendo que o vereador Wladimir Rocha para fazer valer o referido projeto chegou a chamar a atenção da presidente.


Quando partiu para o outro projeto, este de autoria do executivo Municipal aí a coisa foi bem mais "light", pois tão logo dado conhecimento do referido projeto aos edis, o prefeito Itamar Vieira fez uso da palavra para justificar a sua aprovação. O prefeito falou como sempre: Disse da importância da criação de peixe em nosso município, onde destacou que Alto Parnaíba, não deva ficar refém de outras cidades para consumir um peixe de qualidade, onde mais uma vez aproveitou para dar uma (lapadinha) no seu antecessor. Falou ainda da quantidade de carne branca que devemos consumir por ano, e disse que nosso município tem todas as condições de implantar o projeto para a criação de peixe e vai trabalhar para isso, pois iremos buscar meios para solucionar as pendências destes agricultores. Finalizou o Prefeito

domingo, 24 de março de 2013

Ex-secretaria de Saúde usa pagina do facebook para pedir paz

Ex-secretaria de Saúde usa pagina do facebook para pedir paz



Depois de deixar a secretaria de Saúde deste Município, a enfermeira Andyna Bastos, faz postagem em sua pagina do facebook sobre sua pequena estadia a frente da referida secretaria, dizendo que esteve por varias vezes na capital São Luis, onde o nosso município poderá ser contemplado com um hospital, desde que faça algumas modificações na estrutura do mesmo. Relata ainda que somente agora foi habilitado o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (samu) o qual vinha até esta data funcionando de forma irregular, ou seja, custeado pelo o município onde a responsabilidade é do Governo Federal. Embora garanta que continuará lutando pela a saúde no cargo de enfermeira do qual é concursada, e para fechar suas palavras pede proteção de Deus para livrar da maldade, injustiça, rancor, inveja, e a perseguição.

Veja o texto na integra:

 FUI ALGUMAS VEZES A SÃO LUIS-MA SEMPRE A PROCURA DE UM HOPITAL. AGORA O NOSSO MUNICÍPIO PODERÁ SER COMTEMPLADO COM UM HOSPITAL DE PERFIL MÍNIMO QUE É: UMA SALA DE PRONTO ATENDIMENTO 24H, UMA SALA DE ESTABILIZAÇÃO, UMA SALA DE PARTO, UM LABORATÓRIO DE EXAMES PATOLÓGICOS, UMA SALA DE RX , 20 LEITOS DE INTERNAÇÃO CLÍNICA E OBSERVAÇÃO.O RECURSO PARA CUSTEAR AS DESPESAS DO HOSPITAL DE PERFIL MÍNIMO SERÁ DE R$ 115.000/MÊS. FALEI COM O CHEFE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL ESTE RESSALTOU QUE BASTA FAZER ALGUMAS ADAPTAÇÕES E MUDANÇAS NA ESTRUTURA DO HOSPITAL OU MESMO NA ALA QUE JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO, PARA O MUNICÍPIO CONSEGUIR O TÃO ALMEJADO HOSPITAL DE PERFIL MÍNIMO. FOI DADO ENTRADA NOS DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO DA BASE DO SAMU, AGORA AS DESPESAS PODERÃO SER CUSTEADAS COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL, ATÉ ENTÃO CUSTEADAS APENAS COM RECURSO DO MUNICÍPIO. FOI SOLICITADO TREINAMENTO DO SAMU PARA TODOS OS PROFISSIONAIS MÉDICOS, ENFERMEIROS, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, MOTORISTAS, ONDE PODERÃO TAMBÉM PARTICIPAR OS ACS, FORAM REALIZADAS VÁRIAS ATIVIDADES PREVENTIVAS EM PRAÇAS, ESCOLAS, POSTO DE SAÚDE COM EQUIPES MULTIPROFISSIONAL. A SECRETARIA DE SAÚDE ADERIU A SEMANA SAÚDE NA ECOLA ONDE REALIZOU VÁRIAS ATIVIDADES. DEIXO O CARGO DE SECRETÁRIA DE SAÚDE, MAS NÃO DEIXO O DE ENFERMEIRA, SEMPRE CONTINUAREI NA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE PARA A NOSSA POPULAÇÃO.DEUS PROTEJA A TODOS E LIVRE-OS DE TODA MALDADE, INJUSTIÇA, RANCOR, INVEJA, PERSEGUIÇÃO E FAÇA COM QUE O CORAÇÃO DE TODOS SE ENCHA DA GRATIDÃO DE DEUS, OU SEJA, COM MUITO AMOR, UNIÃO, BENEVOLÊNCIA,JUSTIÇA, PAZ, FÉ. FAÇA PAZ, NÃO FAÇA GUERRA! SE TODOS PROCURASSEM AJUDAR UNS AOS OUTRO, O MUNDO SERIA MELHOR!
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário