sábado, 30 de novembro de 2013

Prefeito de Alto Parnaíba sofre acidente.

Prefeito de Alto Parnaíba sofre acidente.
 
MA 006 / Foto: Smith Rosa
Nesta manhã de sábado 30/11, por volta das 10h30, bem na ladeira da inchada km 35 da MA 006, onde ali uma carreta de cor branca e placa NMT 7023 de Timon MA, se encontrava atravessada na pista impedindo passagem para carro de médio e grande porte.

De longe avistei o Prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Vieira, que retornava de uma viajem em Teresina PI. Onde próximo a São Raimundo das Mangabeiras sofreu na tarde de ontem um acidente automobilístico.
O prefeito ficou em observação ontem na cidade de Balsas, sendo que nesta manhã seguiu viagem rumo a sua cidade, momento em que nos encontramos. O prefeito na ocasião estava bem humorado, embora com pequenas escoriações no corpo principalmente no rosto. 

Em um rápido comprimento ao prefeito, ele falou do acidente e disse: Que na hora do acidente a pista estava molhada e que o carro que é de propriedade de seu irmão e não estava com os pneus bons. Assim atribuindo esta a causa do acidente. 

Sem maiores detalhes do ocorrido, indaguei a um dos seus auxiliares que apenas informou que o carro é uma L 200 de propriedade de Alan Vieira que teve perda quase que total. Ao final ele disse o importante é a vida do nosso prefeito, carro a gente arruma, carro a gente compra outro.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Suspeita de agrotóxico nas águas do Rio Parnaíba, deixa população assustada.

Suspeita de agrotóxico nas águas do Rio Parnaíba, deixa população assustada.
Imagem: Ilustrativa / Reprodução

Com certeza muitas pessoas de Alto Parnaíba MA, ficarão sem comer peixe por algum tempo! Pois a quantidade de peixes mortos quem esteve descendo nas águas do Velho Monge causa espanto e suspeitas a todos que conhece este rio.


Alguns suspeitam que possa ser algum agrotóxico que escorra das plantações, outros insistem em afirmar que não trata de nada disso, e que todos os anos tem essa mortandade de peixe nesta época devido às lamas das cheias do rio Uruçuí Vermelho, afluente do Parnaíba.


Um velho morador da beira rio conta que no último dia 25/11, no período da tarde por volta das 16h00 pode contar 16 surubins que desciam mortos água abaixo, outros que não tem medo em afirmar e faz questão em exagerar garante que mais de centenas de peixes desceu mortos no mesmo dia.


A senhora Maria José que foi criada as margens deste rio e enfática em afirmar que sempre nas cheias desce peixe morto; como foi o caso das cheias dos anos 80, mas que nesta quantidade é a primeira vez! E diz mais: E hora de ser feito uma avaliação do por quer de tantas mortes de peixe. Eu não sei! Mas aí tem uma coisa errada. Afirma Maria José.


De certo é que durante três dias foi visto peixes mortos descendo pelas águas do Parnaíba, como por exemplo: Surubim, Piau, Pacu, Curimatá, Mandubé, Jaraqui, e até o caso de (02) piratingas, peixe quase que extinção aqui no Rio Parnaíba.


Com a palavra a Secretaria Municipal do meio ambiente e IBAMA.

Crime de Marcu-Suel poderá ter novo julgamento



Crime de Marcu-Suel poderá ter novo julgamento
Adalmir Com Seus Advogados, Graciliano Reis e Antonio Reis
Cada um sabe onde lhe aperta o sapato! Refiro-me aqui ao resultado do julgamento do pedreiro Adalmir Rocha Almeida réu confesso de assassinar em maio de 2008, Marcu-Suel Gomes da Silva, o pedreiro foi absolvido no tribunal do júri na noite de 30/11.


O crime incidiu em maio de 2008, na praça central de Alto Parnaíba onde Aldemir em porte de um canivete desferiu uma canivetada em Marcu-Suel Gomes da Silva, que veio a óbito horas depois. Aldemir em seu interrogatório perante o tribunal do júri assumiu que desferiu um canivete contra a vitima, mas que jamais queria matá-lo, e alegou que ágil em legitima defesa.

Ocorre que o ministério Público usando de poderes que lhe é conferido resolveu recorrer da decorrência deste julgamento, assim solicitando ao tribunal de justiça do estado a anulação do julgamento.

Segundo o promotor de justiça Dr. Moisés Caldeira Brant, o acusado poderá a vim novamente a sentar no banco dos réus, isso só depende do tribunal de justiça do estado, tão logo ouvir a defesa do acusado, que tem 08 dias depois de oficializado para apresentar suas arguições, pois as minhas alegações foram feita em tempo hábil. Relata o promotor de justiça.

Indagado por mim quais eram as probabilidades de Aldemir vim novamente a ser julgado por este crime. O promotor de justiça Dr. Moisés resumiu em poucas palavras: Eu já tenho levado outros réus a um novo julgamento.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Blogueiros participam do 1º seminário de Comunicação Social e Mídias Livres.



Blogueiros participam do 1º seminário de Comunicação Social e Mídias Livres.




Os blogueiros Raildson, Bosco Ascenso, Carlos Biá, Smith Rosa e o produtor da BPI Romulo Biah e vários outros blogueiros e radialistas de várias partes do Maranhão estiveram reunidos neste sábado (23-11), em São Luís-MA, participando do 1º Seminário de Comunicação Social e Mídias Livres.

Durante o encontro foi discutido o papel da Mídia Alternativa na defesa da agenda da Democratização da Comunicação, assim buscando quebrar o monopólio da mídia atual e procurando fortalecer a Democracia através destas discussões.

A realização ficou por conta do Instituto Barão de Itararé, do Site Maranhão da Gente e da ABRACO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária).

O evento contou com a participação do Sociólogo Fabrício Solangna, o publicitário Guida Biachi, e dos jornalistas Marcio Jerry, atual secretário de comunicação da  prefeitura de São Luís, Fracisco Junior e Camila Rocha editores do site Maranhão da Gente, e de Flávio Dino Presidente da Embratur e pré-candidato a governador do Maranhão. Flávio Dino falou sobre a participação popular na sociedade, destacando a inclusão digital e a internet como canal de decisão dos governos e a constituição de redes para que cidadãos sejam agentes de transformação da sociedade.

Em entrevista a nossa equipe, Flávio Dino aproveitou para agradecer pela  receptividade quando aqui esteve na caravana da cidadania. Dino ainda frisou a morte de uma senhora Alto Parnaíbana de 35 anos que morreu de parto na semana passada neste município, e criticou severamente a falta de políticas públicas para este município por parte do governo do estado. Segundo ele é inaceitável que fatos como estes venham acontecendo simplesmente por falta de responsabilidade de um governo que vem há anos atrelado no poder.

Outro ponto que marcou o evento foi o número de participantes de Alto Parnaíba, onde o blog Folha Mistura Total foi destaque com a informação de uma postagem no facebook por uma aluna que reclamava das péssimas condições do único colégio Estadual em Alto Parnaíba, matéria que foi destaque pelo site Maranhão da Gente.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Acusado de tentativa de homicídio é absolvido no tribunal popular do júri.



Acusado de tentativa de homicídio é absolvido no tribunal popular do júri.

Foi julgado o réu João Dino Pinto Nogueira, morador no bairro Santo Antonio por ter tentado matar Gilberto de Castro Moraes e Elizete da Silva Castro em 14 de novembro de 1994, onde em posse de uma espingarda (bate bucha) disparou um tiro em Gilberto.


A sessão do Tribunal Popular do Júri ocorrida ontem dia 20/11, quarta feira, ocorreu no plenário Vereador Homerino Duarte Segadilha, na Câmara Municipal de Vereadores e foi presidida pelo juiz José Francisco de Souza Fernandes, tendo o Promotor de Justiça Dr. Moisés Caldeira Brant sustentado a acusação e realizando a defesa do Réu o Advogado Dr. Carlos Fábio Pacheco Santos.

Com o passar dos anos, a vítima Gilberto mudou para o estado do Tocantins onde lá recebeu um tiro e veio a óbito. As testemunhas mudaram da cidade ficando apenas uma que prestou seu depoimento na condição de informante por ser prima do acusado. Onde a mesma negou que o tiro tenha acertado Gilberto.

Para os que acham que o promotor de justiça só acusa, na tarde de ontem o Dr. Moisés Caldeira Brant mostrou o contrario onde, foi muito breve e coerente em suas alegações: Solicitou do corpo de jurado que desqualificasse o crime de tentativa de homicídio e empregasse a lesão corporal leve, assim atribuindo a responsabilidade da pena para o juiz de direito. Diante da solicitação do promotor de justiça e do desejo da defesa, o corpo de jurado assim se posicionou.

Ao final o presidente do júri o juiz Dr. José Francisco de Souza Fernandes em conformidade com a lei absolveu o réu João Dino.