domingo, 30 de agosto de 2015

Alvorada dos festejos de Nossa Senhora das Vitórias relembra origem de Alto Parnaíba.

Alvorada dos festejos de Nossa Senhora das Vitórias relembra origem de Alto Parnaíba.

Era exatamente 4h30 da manhã deste domingo (30), quando o serviço de som da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias fazia o chamamento para a alvorada de abertura dos festejos em Honra a Padroeira da cidade.

Em seguida começaram a chegar os primeiros devotos, que dali se dirigia com destino às margens do Rio Parnaíba, local onde deu inicio a cidade de Alto Parnaíba em 19 de maio de 1866.



O padre Ugo Montagner e centenas de fiéis em clima de devoção receberam a imagem de nossa Senhora das Vitórias que acabava de chegar de canoa, trazida por um casal de crianças e um vaqueiro a caráter em trajes que lembrava os fundadores da cidade, o fazendeiro Francisco Luiz de Freitas e sua mulher Micaela de Abreu Freitas, donos da Fazenda Barcelona, que naquela época fizeram a doação de parte de suas terras à Igreja Católica para a instalação da Vila de Nossa Senhora das Victórias.

Foi um momento de louvor e adoração que ficará na história e marcado na mente de todos que ali estavam hora em que os primeiros raios solares já se despontavam no horizonte alto-parnaibano.



Em seguida a procissão com a imagem se dirigiu em direção à cadeia pública onde os encarcerados pela grade tocavam na imagem como quem buscava força ou mesmo arrependimento, momento em que o Padre os abençoava.


Ao sair daquele local, para a igreja Nossa Senhora de Guadalupe, sendo que esta foi a primeira igreja da cidade, construída por volta de 1871, foram feitas as primeiras leituras bíblicas e a procissão seguiu para o bairro São José, Santo Antônio, Santa Cruz, com destino ao Hospital Municipal. Mais uma vez com a imagem da padroeira em mãos, o padre adentrou nos leitos e deu bênçãos aos enfermos.

Depois de todos esses momentos de fé, acompanhados por pessoas a pés, de moto, de carro e dezenas de vaqueiros, a procissão seguiu para igreja Matriz onde encerava esse primeiro momento dos dez dias de devoção. Ali o padre agradeceu a cada irmão pelo empenho disponibilizado a nossa padroeira, entregou à imagem a líder comunitária Joana Araujo e convidou a todos para logo mais às 19:30 horas participarem da celebração da Santa  Missa que tem como animadores: Vaqueiros, Agricultores, Sertanejos e a Comunidade do bairro Santa Cruz. Ao final foi servido um farto e delicioso café comunitário.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Maranhão recebe mais de 9 mil vagas no Pronatec.



Maranhão recebe mais de 9 mil vagas no Pronatec.
 

Do Imparcial



Parceria entre Governo do Estado e Governo Federal disponibilizará 9.680 vagas ao todo para os contemplados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
 


O Governo do Maranhão pactuou com o Governo Federal a oferta de 9.680 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no estado. Todos os 217 municípios maranhenses estão contemplados com a oferta de cursos do Pronatec/Brasil Sem Miséria, que serão executados ainda neste semestre. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição às vagas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos municípios.

No Maranhão, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) é o órgão responsável pela articulação com os municípios e as entidades de ensino que ofertarão os cursos do Pronatec. Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, a oferta dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego serão feitas em conjunto com uma série de ações que fortalecerão o processo de capacitação dos alunos beneficiados e garantirão o aproveitamento desses profissionais no mercado de trabalho.

“Todos os anos milhares de jovens são capacitados pelo Pronatec e eles precisam ser, de fato, inseridos no mercado de trabalho. Por isso, a Sedes vai buscar parcerias institucionais, públicas e privadas, no sentido de garantir que a capacitação ofertada pelo Governo Federal seja efetivamente uma ação transformadora na vida dos maranhenses. Vamos garantir aprendizado, mas em conjunto com a verdadeira inclusão social, com geração de emprego e de renda”, assegurou Neto Evangelista.

O superintendente de Capacitação para o Mercado de Trabalho e Empreendedorismo da Sedes, Marcos Almeida, lembra que para participar do Pronatec/Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

“Os cursos oferecidos pelo Pronatec e executados nos estados por meio das unidades ofertantes são uma oportunidade de capacitação e qualificação para a população em situação de baixa renda. Por isso, o critério é o CadÚnico, onde estão inseridas as famílias com renda de até meio salário mínimo, por pessoa”, destacou o superintendente da Sedes.

Para realizar a pré-inscrição, os interessados devem procurar os Cras ou Creas de seus municípios e indicar o curso de seu interesse, desde que esteja disponível para aquela localidade. Após a pré-inscrição, que pode ser feita apenas com o CPF, o cidadão recebe uma carta de encaminhamento como comprovante, com os detalhes do curso, tais como: carga horária, data para apresentação do interessado e endereço da instituição de ensino ofertante, entre outras informações. A confirmação da matrícula é feita diretamente na instituição que ministrará a capacitação.

Pronatec

As capacitações do Pronatec são realizadas em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem - Senac, Senai, Senar e Senat, e as redes federal e estadual de educação profissional e tecnológica. A oferta dos cursos leva em conta a vocação econômica e os déficits de mão-de-obra da região onde cada treinamento é ofertado.

O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e tem como principal público os beneficiários dos programas de transferência de renda do Governo Federal. Os cursos de qualificação profissional são oferecidos gratuitamente e quem participa ainda recebe alimentação, transporte e material escolar.

Nesta etapa, mais de 400 cursos serão oferecidos pelo Pronatec/Brasil Sem Miséria no Maranhão, entre eles, os de operador de computador, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, mecânico de refrigeração, vendedor, cuidador de idoso, cuidador infantil, confeiteiro, recepcionista, cerimonialista, camareira, operador de empilhadeira, armador de ferragens, preparador de doces e conservas, salgadeiro, instalador hidráulico residencial, encanador, instalador predial, pintor de obras imobiliárias, horticultor orgânico, cabeleireiro, entre outros.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Candidato ao Conselho Tutelar teme fraude na eleição.



Candidato ao Conselho Tutelar teme fraude na eleição.

Candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar de Alto Parnaíba temem um suposto esquema de fraude no processo eleitoral que acontecerá em 04 de outubro de 2015.

Segundo um candidato que prefere ficar no anonimato, relata que na última reunião ocorrida nas dependências do Conselho Tutelar com seus pares e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), foi informado que a eleição não mais será realizada através da urna eletrônica como estava previsto. Este também foi informado que a eleição acontecerá em vários pontos da cidade através de cédulas impressas com nomes e números de todos os candidatos, sendo que o eleitor irá marcar apenas um X no seu candidato de preferência.

O denunciante que manteve contatos com mesários de outras eleições recebeu alerta de que esta eleição com vários locais de votação, poderá abrir brechas para uma fraude sem dimensões e de diversas formas, além disso, poderá vir dificultar a captação dos sufrágios, já que o eleitor não é obrigado a votar e encontrará dificuldade para encontrar seu local de votação.

Veja algumas das alegações exportas:
Eleitor votando mais de uma vez;
Eleitor votando por quem já morreu;
Eleitor votando comprado e levando recibo do voto, sem contar com a possibilidade de enxerto na urna receptora. (Velho método em votação com cédulas), o que pode alterar o resultado de uma eleição.

A velha prática coronelista, sempre usou de inúmeras formas de fraudar uma eleição com cédulas. Sendo assim e pensando em não manchar a credibilidade do conselho que hora vem prestando relevantes serviços a esta sociedade, como também, evitar suspeitas, ou mesmo possíveis fraudes, o blog sugere que as urnas sejam instaladas em um único local, assim, haverá maior concentração de pessoas, candidatos e ficais que simultaneamente farão a fiscalização, identificação do eleitor e consequentimente da votação. 

Diante de tudo isso, lembramos que o resultado das últimas eleições ao Conselho Tutelar realizadas em Alto Parnaíba, em um só local não houve tumultos, questionamentos ou suspeitas de fraude, prevalecendo assim à vontade do eleitor.