Inscrições para eleição de
diretores de escolas começam hoje.
Tem início nesta quarta-feira (15) e prossegue até
dia 30 deste mês, as inscrições para quem deseja participar do processo
seletivo democrático para os cargos de gestores/diretores e gestores
auxiliares/diretores adjuntos das escolas da rede estadual de ensino. As
inscrições devem ser feitas, exclusivamente, nas Unidades Regionais de Educação
(UREs).
O processo de escolha de gestores escolares foi
regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, assinado pelo
governador Flávio Dino com a finalidade de assegurar o caráter formativo e
educativo da gestão democrática, com a participação da comunidade escolar na
eleição.
Ao todo, serão 1.189 vagas distribuídas em
escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Desse total, 5% das vagas
ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência,
desde que apresentem laudo médico. Não participarão do processo eleitoral,
escolas indígenas, quilombolas e as escolas de área de assentamento, conforme
parágrafo único do art.60 da Lei 9.860, de 1° de julho de 2013. Além dos
colégios militares (em São Luís e interior do estado), CE São José Operário
(São Luís), Cintra, CE Patrícia Cunha, e os centros de educação especial.
Podem candidatar-se aos cargos, profissionais
da educação que tenham curso de Licenciatura ou Graduação em Pedagogia; sejam
efetivos na rede pública estadual; tenham pelo menos três anos de efetivo
exercício do magistério; estejam em efetivo exercício na escola há pelo menos
seis meses, comprovados por meio de declaração do chefe imediato e comprovação
de que não estejam em processo de aposentadoria.
Cada profissional poderá concorrer à direção
de apenas uma escola. Nas unidades de ensino onde não existir candidato com a
formação exigida, poderão se inscrever profissionais da Educação Básica que
estejam cursando nível superior e possuam formação de nível médio com
magistério. Os candidatos devem formar chapas completas com gestor e gestor
auxiliar.
A lista de documentos que deve ser apresentada no
ato da inscrição está disponível em (www.educacao.ma.gov.br). No momento da inscrição
o candidato deve apresentar a Carta de Intenção e o Plano de Melhoria da Escola
(conforme anexos que constam no edital).
A eleição para gestor/diretor escolar
envolverá professores, funcionários, alunos e pais, e tem data marcada para o
dia 19 de junho.
CRONOGRAMA
Data
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Procedimentos
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15 a 30
de abril
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Inscrição
dos candidatos
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8 de
maio
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Divulgação
das inscrições deferidas e indeferidas nas sedes das UREs e site da Seduc
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11 e 12
de maio
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Curso
de formação continuada de 20 horas, que vale como exame de certificação, para
os candidatos que tiverem as inscrições deferidas
|
13 de
maio
|
Os
candidatos serão avaliados por uma prova escrita, cujo resultado será
divulgado no dia 29 de maio
|
19 de
junho
|
Consulta
junto à comunidade escolar
|
3
a 7 de agosto
|
Assinatura
do contrato de gestão
|
12
de agosto
|
Nomeação
dos candidatos eleitos
|
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