domingo, 3 de agosto de 2014

Lançamento do livro “O Nobre Deputado” lota plenário da Câmara.

Lançamento do livro “O Nobre Deputado” lota plenário da Câmara.
Foto do blog Smith Rosa

Após nove anos, o juiz Márlon Reis volta a Alto Parnaíba, cidade onde surgiu a ideia de uma lei que barrasse políticos ficha suja, sendo que o movimento se estendeu Brasil a fora e mais tarde votada e aprovada em lei 9840 a lei da ficha limpa. 

Como não poderia ser diferente, o plenário da Câmara Municipal de vereadores ficou lotado para prestigiar o lançamento do livro “O nobre Deputado”.

Em "O Nobre Deputado", Márlon Reis apresenta os resultados de uma pesquisa inédita: conseguiu ouvir pessoas que participam dos meandros da política sobre como se define a eleição de um deputado federal ou estadual. Para que isso fosse possível, foi necessário lhes assegurar o mais absoluto anonimato.
Foto do blog Smith Rosa


O resultado da pesquisa não é apresentado de forma acadêmica, nem enfadonha. A história foi construída baseada em um personagem fictício, chamado de Cândido Peçanha, que encarna ele próprio as condutas descritas nos depoimentos reais colhidos por Márlon Reis. 

Você conhecerá de forma viva, curiosa e, por vezes, engraçada, a rotina de alguém disposto a fazer tudo para alcançar e permanecer no poder.
Foto do blog Smith Rosa

Alto Parnaíba foi o primeiro interior maranhense em que foi realizado o lançamento do livro que já é o segundo mais vendido em todo o país.

Na ocasião, Marlon Reis além de fazer um breve relato sobre o livro também respondeu a perguntas da plateia e comentou sobre o representação apresentada contra ele ao CNJ pelo presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo  Alves (PMDB-RN). Dr. Marlon acredita que o CNJ não pode lhe impedir de lançar um livro após uma pesquisa. “O livro apenas serve para fazer cobranças, não para apresentar soluções. Relatou o autor.  
Foto do blog Smith Rosa

Márlon Reis tem uma história de carinho muito grande com esta cidade, haja vista que foi aqui que nasceu a idéia de criação da Lei Ficha Limpa. É muito querido e admirado na cidade onde começou sua carreira na magistratura.  É juiz de Direito, titular da 58ª zona eleitoral do Maranhão. Ficou conhecido nacionalmente por ter sido um dos articuladores da coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa. 

Foi o primeiro juiz a impor aos candidatos a prefeito e a vereador revelarem os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas, antes da data da eleição. A medida foi adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral e virou uma regra nacional. 

É também um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede de abrangência nacional que reúne 50 das mais importantes organizações sociais brasileiras e que congrega 330 comitês locais espalhados por todo o país.Márlon se dedica há anos ao estudo das instituições democráticas brasileiras. Atualmente está trabalhando na redação de tese de doutoramento em Sociologia Jurídicas e Instituições Políticas. 
Foto do Blog Smith Rosa

É ainda autor do livro “O Gigante Acordado”, publicado pela LeYa em 2013.

Na ocasião se fizeram presentes comerciantes, empresários, estudantes e professores, para compor a mesa foi convidado: Dr. Conrado Junior, o vereador de Santa Filomena José Bonifácio a vereadora presidente Maria do Socorro (Socorro de Eimar) assim como o vice-prefeito Raimundo Nonato e o Prefeito Itamar Vieira.
Foto Facebook José Bonifácio 


Nada combinado, mais algumas perguntas da platéia e conseqüentemente respostas do juiz pode ter deixado o prefeito Itamar Vieira com pulga atrás da orelha, pois foi perguntado sobre prestação de contas, nepotismo, secretários ficha suja e outras coisinhas mais que vem perpetuando no governo todo pelo o povo.

 Ao final, os presentes formaram fila para adquirir o livro com o autografo do Magistrado, sendo que todos puderam adquirir o livro a preço de custo e ser fotografado ao lado do autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.