segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cachoeira da Taboca e seus encantos naturais.


Cachoeira da Taboca e seus encantos naturais.




Em viagem neste último dia (10) à localidade deste município por nome Castelo, tive a oportunidade de constatar o estado de abandono e calamidade em que se encontram as estradas daquela região. No entanto resolvi escrever não sobre o sofrimento dos que diariamente necessitam trafegar por aquele caminho, mas sim, sobre o que há de melhor nesta região.
 
Exatamente a 85 km da cidade de Alto Parnaíba-MA, em direção ao distrito do Curupá, está localizada a Cachoeira da Taboca. A natureza exuberante é área de preservação ambiental protegida por lei, pois estamos falando do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

 Para quem procura um lugar belo, onde o contato com a natureza é intenso, as corredeiras da Taboca é o destino. Ali, a maioria dos visitantes se encantam e firmam compromisso de novamente voltar para ter a chance de desfrutar mais e mais de um lugar único e apaixonante.


A natureza é um espetáculo que proporciona aos nativos e turistas agradáveis sensações de bem-estar e harmonia com cenário exuberante.

Conquanto esta não seja uma cachoeira de grande queda d’água, é sem duvida espetacular, que irá nos ocasionar grande admiração pelas correntezas de suas águas cristalinas.
O percurso com bastante areia e declives faz com que os amantes de cross se divirtam por tudo o caminho, são pontes, pinguelas, terreno de barraria, e retas que colaboram no desempenho da viagem até a localidade Taboca, donde dali será enfrentando mais 10 km de chapadas, estrada ainda pior, com pequenas grotas e lindas veredas a perder de vista.

Ao chegar, o espetáculo das corredeiras d’água de aproximadamente 20 metros, compensa o esforço e certifica que vale a pena a aventura em torno de um aconchego. O local também é muito explorado pelos os que buscam o conforto em um ambiente totalmente rústico e natural, onde ainda poderá desfrutar de uma boa pescada de Piau e Pacu à base do anzol.


Por fim, posso afirmar que embora com tantos obstáculos para até ali chegar, é muito gratificante o privilégio da mãe natureza. Foi maravilhoso retornar ali mais uma vez.





Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.