terça-feira, 29 de outubro de 2013

Preparativos para Dia de Finados iniciaram no Cemitério Municipal de Alto Parnaíba


Preparativos para Dia de Finados iniciaram no Cemitério Municipal de Alto Parnaíba.
Cemitério Municipal/Foto do Blog



Cerca de 1.200 pessoas deverão passar pelo Cemitério Municipal de Alto Parnaíba-MA, neste fim de semana durante o feriado de Finados, no próximo dia 02 de novembro. A expectativa é da Prefeitura Municipal na pessoa de João Bosco de Araújo Medeiros, que trabalha na administração do cemitério a mais  de 10 anos.
 Segundo Araújo, em poucos dias será inaugurado mais um espaço ao lado do atual cemitério que irá complementar o atual, onde a partir dali todos que forem sepultados terão o seu registro para melhor identificação.  Araújo ainda traz o seguinte conhecimento: “A manutenção das sepulturas é de responsabilidade dos familiares, que devem realizar em tempo hábil.
Familiares de pessoas que estão sepultadas no cemitério e equipe de limpeza da Prefeitura Municipal já vem realizando, durante toda a semana, a manutenção dos túmulos e limpeza no local. As ações que estão sendo realizadas no cemitério municipal estão preparando-o para atender a visitação, assim como a celebração da missa campal que acontecerá às 17h pelo padre Ugo Montagner.
Conquanto a população em geral tenha o hábito de fazer a visitação a seus entes queridos no dia 02 de novembro, a maioria das pessoas que se dirigem ao local para prestar a homenagem aos finados são os idosos, que mantém a tradição iniciada há tempos atrás, já que o costume tem também um grande cunho religioso. Embora de certos anos para cá os jovens e crianças venham aumentando as suas visitações.
Já é de costume as funerárias montarem as suas tendas em frente ao cemitério nesta data, onde ali comercializam velas, flores, assim como outros arranjos, no entanto poderá ficar mais cômodo e barato fazer uma pesquisa de preços no comércio local, onde aqui sugiro o Sapucaia Variedades que além do preço você encontra uma infinidade de flores, coroas, terços, crucifixos com led, etc.
Como surgiu a data
O dia 02 de novembro é dedicado mundialmente aos finados. A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos, em sua maioria, acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entrariam em estado de graça, mesmo não sendo canonizados. O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram, dessa forma, as pessoas de certa forma ‘eternizam’ seus entes queridos que já passaram pelas suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.