quinta-feira, 7 de maio de 2015

Matopiba é lançado com Honaiser, Anchieta e Weverton.



Matopiba é lançado com Honaiser, Anchieta e Weverton.

 

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, representou o Governo do Maranhão em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (6), quando a presidenta Dilma Rousseff instituiu a Agência de Desenvolvimento do Matopiba e lançou o Plano Nacional de Defesa Agropecuária. O presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Sebastião Anchieta, também esteve presente à cerimônia.

A região do Matopiba abrange territórios no Maranhão e nos estados vizinhos do Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo dados do IBGE de 2010, é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos do país e possui Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 53,4 bilhões (IBGE, 2010). O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, destacou a importância da Matopiba, considerada a nova fronteira agrícola do país. “A região é a mais nova fronteira agrícola do país e última fronteira agrícola do planeta, atendendo e beneficiando 337 municípios”, afirmou.

Segundo Ministra Kátia Abreu, a criação da Agência de Desenvolvimento do Matopiba vai apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais com investimento em tecnologia e assistência técnica, nos estados da região: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Já o Plano de Defesa Agropecuária apresenta as estratégias que serão realizadas para evitar e combater pragas em lavouras e doenças nos rebanhos, gerando a melhoria do que é consumido e exportado.

O Plano de Defesa coincide com o momento que o Maranhão consolida seu primeiro Plano Agrícola e Pecuário, discutido com entidades e sociedade civil no início desta semana, em São Luís. “Com isso nos preparamos para expandir nossa produção e exportação, para além da soja e do milho e da proteína animal”, afirmou o secretário Márcio Honaiser.

Potencial maranhense

O evento contou com a presença de representantes de 80 países, secretários de agricultura e parlamentares. Também presente, o presidente da Aged-MA, Sebastião Anchieta, ressaltou que o Maranhão possui todas as condições para se tornar uma potência agropecuária. “O Plano Nacional de Defesa trará negociações com outros países, como a China, e temos que aproveitar as nossas potencialidades como o segundo maior rebanho do Nordeste, a Ferrovia Norte-Sul e o Porto do Itaqui, que é o mais próximo do Panamá, para alcançarmos ainda mais mercados”, destacou Anchieta.

Izabel Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.