quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fumacê aparece sem que a vigilância Epidemiológica saiba e tenta enganar a dengue.



Fumacê  aparece sem que a vigilância Epidemiológica saiba e tenta enganar a dengue. 
 Apesar que o mesmo não tenha matado nem mesmo as muriçocas que continuam fazendo a festa. 

Embora a secretaria de saúde estadual venha considerando os casos de dengue no estado sob controle, e chega a apontar uma queda de 59% no registro de casos de dengue no Maranhão em relação ao mesmo período de 2012, aqui em Alto Parnaíba é bem diferente e deve não fazer parte do restante do maranhão como sempre. Prova disto é uma moto conhecida como a fumacê que esteve passando borrifando inseticida ou coisa parecida nas ruas de Alto Parnaíba, embora o mesmo não tenha matado nem mesmo as muriçocas que continuam fazendo a festa.  


O papel dos agentes de saúde em uma cidade é de suma importância, pois os mesmos percorrem as os bairros, casa a casa, para combater o temido mosquito, quando são encontradas larvas em água parada, são retiradas amostras e levadas para o laboratório, para analisar se é do mosquito da dengue ou não. Pois através desta analise é formado um gráfico que mostra se haverá a necessidade de dedetização ou não naquela área.

Segundo a vigilância Epidemiológica e a própria Secretaria de Saúde do município não foi apanhada nenhuma informação para esta dedetização que segundo o gráfico atual ainda não foi atingido o percentual para tal procedimento, embora algo tenha sido jogado em forma de veneno pelas ruas da cidade, o que deixou os agentes de saúde sem entender tal procedimento uma vez que este papel deveria partir dos mesmos.

Enquanto isso a população não pode deixar de tomar alguns cuidados, porque o mosquito Aedes Aegypti se reproduz com facilidade, principalmente no período chuvoso. O processo é rápido, por isso os procedimentos de rotina nunca devem ser esquecidos. Do ovo, passando pelo estágio larval até a pupa, o aedes aegypti leva uma semana. Para sair voando, só mais dois dias. “Já tem trabalhos que apontam que a fêmea pode nascer infectada. Se isso ocorre, não é necessário que entre uma fonte de infecção para que haja a transmissão.
 

Um comentário:

  1. NA VERDADE, NINGUÉM ENTENDEU AQUELA CAEIRA DE FUMAÇA, POIS IGUAL FOI MECONIADO NA MATÉRIA NÃO DEU JEITO NEM NAS MURIÇOCAS, POIS CONTINUAM FAZENDO A FESTA. FICO ME PERGUNTANDO, PORQUE EM ALTO PARNAÍBA AS COISAS SÃO TÃO "ESTRANHAS"?

    ASS: ANDRÉ LUIZ

    ResponderExcluir




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.