quarta-feira, 14 de maio de 2014

Descarte irregular de frascos com veneno é feito em aeroporto de Alto Parnaíba.

Descarte irregular de frascos com veneno é feito em aeroporto de Alto Parnaíba.


Vários litros de veneno foram encontrados próximo ao Aeroporto Zuza Soares, na tarde desta segunda-feira (12). Os frascos, muitos deles ainda com data de validade a vencer em setembro próximo, estavam jogados com outros tipos de lixo. 

O informante que tem um pouco de conhecimento do produto por já ter trabalhando em fazenda, ficou assombrado com tanto veneno a céu aberto e resolveu pedir-me para fotografar, onde na manhã deste dia 13 de maio me levou até o local, sendo que foi constatado conforme as fotos.


Os produtos chamados SCORE, ALTO 100, CRUISER 350 FS, DIFLUCHEM 240 SC e STREAK 500 SC são tipos de inseticidas, usados para o controle de doenças de sementes de diferentes culturas, como feijão, maçã, batata, soja, trigo, algodão, milho, arroz, soja, melancia, melão entre outras. Sendo que 16 frascos são de 5 litros, e o restante de um litro cada.

Conforme as informações expressas nas próprias embalagens, eles são altamente tóxicos e extremamente prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano, sendo que para seu uso é obrigatório o uso de (EPI) equipamento de proteção individual e mesmo as embalagens estando vazias, deveria ser retornadas ao seu local de origem.

A secretaria do Meio Ambiente na pessoa do Dr. Elias Elton, assim como a Vigilância Sanitária na pessoa de Maria Gardênia Brito Bastos, acompanhada de seus colegas Waldinar e Santana esteve no local, onde recolheram todo o material para analises e posterior identificação do produto através do numero do lote expresso nas embalagens.

A Policia Civil e Militar também acompanharam e registraram o fato. Uma das hipóteses prováveis, é que o responsável pelo descarte pode ter furtado em alguma fazenda e não encontrando mercado, os abandonou, fato ainda ser confirmado, após análise do material. 
Por fim, os resíduos podem contaminar o solo e o lençol freático, mesmo estando longe de mananciais e cursos d'agua como é o caso do local onde foram encontrados esses resíduos. Esses produtos podem colocar em risco direto ou indiretamente a população e podem também causar intoxicação em animais.

VEJA MAIS FOTOS: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.