sexta-feira, 10 de maio de 2013

SAMU "192", ainda é o canal certo para atendimento de urgência!



SAMU "192", ainda é o canal certo para atendimento de urgência!






Dentre muitas brincadeiras algumas são totalmente impróprias, e ainda de muito mau gosto, como por exemplo, o trote em todos os seus modos. Aqui gostaria de fazer referência ao trote da chamada telefônica para serviço de emergência como: Corpo de bombeiro, Polícia, Serviço de Saúde (SAMU), etc.

Esta semana no colégio Vitorino Freire ao me deparar com uma aluna que passava mal e necessitava de um atendimento médico, pude de fato ver o mal que o trote ocasiona. Ao ligar no serviço de atendimento movel de urgência (SAMU) 192 enquanto a aluna se encontrava desmaiada, uma atendente do outro lado da linha me perguntava o que desejava? De que cidade estava falando? Quem estava falando? Quem necessitava de tal atendimento? Qual a idade da suposta paciente? O que de fato está acontecendo ou aconteceu com a suposta paciente? O endereço da ocorrência? Depois de todas as perguntas e respostas esta atendente me diz que vai me colocar na linha com outra pessoa que ainda levou mais alguns segundos tocando aquela musiquinha até a pessoa atender e fazer novamente as mesmas perguntas e conseqüentemente obter as mesmas respostas onde só aí fui informado que o SAMU seria liberado para vir  fazer o atendimento.

Alguns minutos depois o SAMU chega ao colégio, embora a base do SAMU fique a menos de cem metros . Ocorre que a paciente já se encontrava bem melhor onde pode ir caminhando para a ambulância e depois tomar rumo ao hospital para receber atendimento médico. Incide que apesar de toda a burocracia se fazer necessário todo este procedimento para evitar ou mesmo diminuir esta prática utilizada por pessoas que indevidamente usam do serviço para aplicar o velho trote chamando um destes serviços, de onde muitas das vezes lá chegando não é encontrada a ocorrência o que faz com que somente venha atrasar no atendimento que poderia vir muito mais rápido.

Ao ligar em um destes serviços tenha certeza que você realmente necessita, caso contrário não brinque com o que não é brinquedo para os que levam a vida a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.