sábado, 14 de março de 2015

Governo do Estado anuncia edital de concurso para contratação de Oscips.



Governo do Estado anuncia edital de concurso para contratação de Oscips.

O governador Flávio Dino determinou a divulgação nesta semana do edital para o concurso de projetos em substituição às três Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) que, atualmente, prestam serviço à rede pública de saúde. O objetivo é reestruturar o sistema de convênios firmado por meio de Oscips, para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais afins.

Após a divulgação do edital, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgará dentro dos trâmites legais, após 90 dias, o resultado do concurso. Com esta medida, as Oscips, selecionadas de maneira transparente, ajudarão a administrar os hospitais com qualidade para a população maranhense.

O governador Flávio Dino optou por uma seleção idônea e democrática. O sistema de Oscips será mantido até que o Estado tenha as condições necessárias para realização de um grande concurso público para contratação de profissionais da área de saúde – médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem entre outros. Há 20 anos, não ocorre certame na área.

“A realização do concurso de projetos é um passo importante para solucionarmos o caótico sistema de saúde que herdamos. Com critérios decentes e eficientes, vamos selecionar mais entidades prestadoras de serviço e assegurar serviços de saúde e atendimento de qualidade para aqueles que mais precisam”, afirmou o governador Flávio Dino.

Atrasado

Ainda em janeiro, o Governo do Estado realizou, integralmente, os pagamentos atrasados pelo governo passado das Oscips. Ao assumir a gestão, o governador Flávio Dino encontrou três contratos vigentes, com as Oscips Bem Viver, ICN e IDAC.

Os pagamentos deixaram de ser realizados no período de 16 de novembro a 15 de dezembro, quando cerca de 11 mil profissionais da saúde ficaram sem salários. E coube ao atual governo quitar os débitos.

Oscips

As Oscips são Organizações Não Governamentais (ONGs) criadas pela iniciativa privada que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal. A lei que regula as Oscips é a de nº 9.790, de 23 de março de 1999, que exige transparência administrativa no funcionamento das mesmas. Em geral, estão ligadas a algum segmento específico da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.