domingo, 1 de março de 2015

Governo do Estado garante medidas emergenciais na MA 006.



Governo do Estado garante medidas emergenciais na MA 006.

Na manhã deste sábado (28), o secretário da agricultura do Estado do Maranhão, Márcio Honaiser, juntamente com o secretario de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto e o presidente da (EMAP) Ted Lago, visitaram o município de Balsas, onde foram recepcionados por agricultores, empresários, e lideranças políticas. 

O Presidente Municipal do PC do B de Alto Parnaíba, Carlos Biah acompanhado do Professor Dr. Flavio Damasceno (indicado para assumir a regional de Educação em Balsas), e Homerino Segadilha Filho, além dos blogueiros Smith Rosa e Raildson Rocha que faziam a cobertura, recepcionaram os secretários e cobraram medidas para que venham beneficiar a região, já que nenhuma autoridade do governo municipal se fazia presente.

Ali mesmo no aeroporto e sem formalidade alguma Márcio Honaiser falou para os presentes e atendeu a imprensa reconhecendo que a região do Sul do estado sofre com vários problemas, mas que no momento destacava dois pontos cruciais: A MA 006 de Balsas a Alto Parnaíba e a BR 324 de Balsas a Ribeiro Gonçalves que receberão ações emergenciais. Segundo Márcio Honaiser, o governador Flávio Dino já determinou que ele valorizasse os agricultores desta região, facilitando o escoamento e aumento de suas produções, “a determinação do governador e fazer com quer ao longo dos anos a cadeia produtiva funcione”. Para concluir Márcio Honaiser afirmou que o TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão) já está em fase de teste e que para esta safra já estará funcionando, beneficiando muito a produção da soja e desta região. 

Clayton Noleto assegurou que logo que assumiu a pasta determinou que técnicos da Sinfra fizessem uma avaliação das rodovias nesta região, e estes constataram que a situação da BR 324, assim como a MA 006, era critica, pois devido o descaso dos últimos anos as mesmas, sofreram um grande desgaste, comprometendo suas bases o que torna inviável uma operação tapa buracos.

Noleto ressaltou ainda, a importância dessas estradas, utilizadas para escoamento da produção de soja dos agricultores da região, no entanto considera a situação emblemática, pois segundo analise preliminar do projeto básico a reconstrução da MA 006, custaria hoje ao Estado cerca de 230 milhões de reais, o que é impraticável no momento, diante da situação e das necessidades urgentes da trafegabilidade da produção nestas rodovias, será disponibilizado ainda neste início de semana uma patrulha para atender medidas emergenciais, sem se esquecer de atitudes que devam ser tomadas em definitivo. 

O professor Flávio Damasceno foi enfático ao afirmar que sabe da seriedade e do empenho do Governador Flávio Dino e solicitou um projeto mais amplo aonde venham interligar o Maranhão com o Piauí e ao Tocantins, desta forma beneficiando diretamente Alto Parnaíba que é um celeiro de grãos. Noleto por sua vez afirmou que o Governo Federal vem procurando firmar parcerias com os estados, e que nesta terça-feira juntamente com Márcio Honaiser e Ted Lago irão se reunir com o DNIT, tendo na pauta a federalização da MA 006 e estudos para construção da MA 376 entre Alto Parnaíba - MA e Lizarda - TO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.