quinta-feira, 16 de abril de 2015

Edital para eleição do conselho tutelar fica sem publicidade por mais de 20 dias.



Edital para eleição do conselho tutelar fica sem publicidade por mais de 20 dias. 

A eleição acontecerá dia 04 de outubro, das 08h às 17h!



Do Blog Folha Mistura Total


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto Parnaíba - MA (CMDCA) divulgou no dia 20 de março de 2015, o edital de convocação Nº 001/2015, para Eleição Unificada do Conselho Tutelar no quadriênio 2016/2019.


O edital que só agora, quase um mês depois, chega à maioria da população através do Folha Mistura Total, fala do processo de escolha em data unificada em todo o País, que acontecerá impreterivelmente no dia 4 de outubro e os 5 novos conselheiros tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016, junto com os 5 suplentes, de acordo com a votação para o quadriênio 2016/2019.

O período de candidatura ocorrerá entre os dias 06 de abril e 04 de maio, podendo se candidatar pessoas acima de 21 anos, residentes em Alto Parnaíba a mais de dois anos, que esteja quite com a obrigação eleitoral, ser alfabetizado, que possua candidatura individual, está em dia com a obrigação militar (no caso do sexo masculino), não tenha sido penalizado com a destituição da função de membro do Conselho Tutelar, nos últimos cinco anos. Inicio da campanha e lista dos habilitados, será divulgada dia 13 de julho de 2015.


A eleição ocorrerá através de voto direto (em apenas um candidato), secreto e facultativo dos eleitores do município de Alto Parnaíba – MA, no dia 04 de outubro de 2015, das 08h às 17h, e será organizado pelo CMDCA, sob a responsabilidade de comissão instituída especificamente para este fim, de acordo com o edital. O local da realização da eleição, só será divulgado dia 18 de setembro. O resultado da eleição será divulgado logo após a apuração dos votos.

A jornada de trabalho do conselheiro será em regime de dedicação exclusiva, durante o horário previsto na legislação municipal, sem prejuízo no atendimento em regime de Platão/sobreaviso. A remuneração é 1.182,00 (hum mil e cento e oitenta e dois reais), e ainda licença maternidade/paternidade, férias, previdência, terço de férias, gratificação natalina e adicional de 20% ao presidente do conselho.



Vale ressaltar, que o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e no caso de Alto Parnaíba é composto por cinco conselheiros eleitos em candidatura individual, além dos respectivos suplentes.

Lembramos aos interessados em concorrer ao Conselho Tutelar que todos os requisitos para a candidatura previstos no Edital devem ser observados para devida habilitação ao cargo.

Por fim, Considerando os blogs de Smith Rosa, de Carlos Biah e Folha Mistura Total, como mídia local e maiores canais de comunicação regional, e de grande apreço pela população alto-parnaibana, é interessante que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como o próprio edital ressalta, divulgue todas as fases deste processo eleitoral para o Conselho Tutelar, coisa que não aconteceu com o edital, que só foi divulgado após muita procura do blogueiro Raildson.




Em tempo:  Queremos acreditar que a não publicidade do referido edital, não tenha sido proposital e que o processo da eleição seja o mais transparente possível, onde todos pretendentes que estejam em conformidade com o edital tenham os mesmo direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.